O que é o Óprima!

O Óprima! é um encontro anual surgido em 2012 na tentativa de aproximar o Teatro do Oprimido ao Ativismo local e global. Tem a organização e dinamização conjunta de grupos e associações ligadas ao ativismo que pretendem utilizar esta metodologia no quadro das lutas sociais em que estão envolvidos.

A primeira edição foi em Lisboa, a segunda, em 2013, em Braga, em 2014, na Arrentela e, no último ano, no Porto. Este ano, o Óprima decorre em Lisboa, n’O Casalense Futebol Clube, Casal Ventoso.

Mantendo o mesmo espírito e os mesmos objetivos das edições anteriores, este ano teremos várias oficinas a decorrer em simultâneo, que servirão de espaço de discussão e intervenção sobre Teatro do Oprimido, política, resistência, estética e dramaturgia. Na dinamização das oficinas contamos com a presença de Alexandra Rodrigues, Amarílis Felizes, Barbara Esmenia, Inês Barbosa, Joana Cruz, José Soeiro e o Coletivo de Autodefesa Transfeminista.

O encontro mantém também uma componente forte de debate a situação política em que vivemos e as respostas que podemos construir em conjunto.